Tekoha – Som da Terra

Direção: Rodrigo Arajeju e Valdelice Veron

Documentário, 20 min, 2017, DF, 10 anos

Com Valdelice Veron e Aramiu Veron.

 

Nossas mães lideram a retomada do Tekoha Takuara pelo nosso modo de ser e viver – nhande reko. O agronegócio avança sobre corpos-terras indígenas no Mato Grosso do Sul. A luta para recuperar as terras sagradas, a essência da vida na nossa cosmovisão. O luto pelo genocídio Kaiowa e Guarani no Brasil.

 

Rodrigo Arajeju é realizador na produtora independente 7G Documenta e mestre em Sustentabilidade Junto a Povos e Terras Tradicionais pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB. Roteirista e diretor dos filmes Índio cidadão?, vencedor de melhor média-metragem do FICA 2015, e Índios no poder, vencedor de melhor direção no Cine Ceará de 2016. Com o Povo Kaiowa desde 2014, produz documentários e vídeos sobre as lutas e os lutos nas retomadas.

 

Valdelice Veron (Xamiri Nhupoty) é membro do Conselho Continental da Nação Guarani e uma das lideranças Guarani Kaiowa cadastradas no Programa Federal de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos. Foi a protagonista-narradora do média-metragem Índio cidadão?.

 

Roteiro: Rodrigo Arajeju e Valdelice Veron

Produção: Isadora Stepanski e Rodrigo Arajeju

Fotografia: Alan Schvarsberg

Montagem: Sergio Azevedo

Edição de som: Maurício Fonteles

Direção de arte: Valdelice Veron

Trilha sonora: Magda Pucci

Produtoras: 7G Documenta – Coprodutora: COMOVA

Fale conosco

Ente em contato com o festival.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?