Painéis Setoriais

ELVIRAS: AS MULHERES E A REFLEXÃO SOBRE O AUDIOVISUAL

18 de setembro, das 14h às 18h, no Auditório 2 do Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul – Esplanadas dos Ministérios)

 

Criado em 2016 em homenagem a Elvira Gama – pioneira no Brasil a escrever sobre a imagem em movimento (1894), Elviras é o primeiro coletivo de mulheres críticas de cinema do país e visa um cenário mais promissor ao olhar feminino num segmento composto majoritariamente por homens.

 

A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL CONTEMPORÂNEA E SUAS (POSSÍVEIS) ESTRATÉGIAS DE PRESERVAÇÃO

19 de setembro, das 14h às 18h, no Auditório 2 do Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul – Esplanadas dos Ministérios)

 

Promovida pela Associação Brasileira de Preservação Audiovisual – ABPA, o encontro visa debater, a partir de diferentes elos da cadeia produtiva, possíveis soluções para a preservação da volumosa produção audiovisual contemporânea realizada em formatos digitais, tanto no âmbito das produtoras quanto em relação à produção independente.

 

A CRÍTICA DE CINEMA E OS DESAFIOS DOS NOVOS FORMATOS NO UNIVERSO DIGITAL

19 de setembro, das 14h às 16h, no Hotel Meliá Brasil 21 (SHS Quadra 6 – Blocos B, D e F)

 

Um debate com críticos e críticas de cinema para tratar de temas que atualizam a atividade da crítica jornalística em meio a um cenário que muda constante. Se os sites e blogs enfrentaram dificuldades no início da internet, hoje o exercício da crítica aventura-se em meios que até pouco tempo eram lugar do entretenimento, como os canais de YouTube. A mesa abordará também a crítica a respeito de séries exibidas via streaming e como as entidades de críticos posicionam-se frente aos novos desafios.

 

ALFORRIA PARA O ÁUDIO VISUAL BRASILEIRO

20 de setembro, das 14h às 18h, no Auditório 2 do Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul – Esplanadas dos Ministérios)

 

Sob o mote “Alforria para o audiovisual brasileiro” e com monitoramento da entidade de direitos autorais Diretores Brasileiros de Cinema e do Audiovisual – DBCA, o evento reúne criadores, gestores e advogados da América Latina e do Brasil para debater a atualidade da Lei do Direito Autoral.

 

OS FESTIVAIS COMO AGENTES ECONÔMICOS E JANELAS PARA CIRCULAÇÃO, DIFUSÃO E FORMAÇÃO DE PÚBLICO

23 de setembro, das 9h às 12h, no Auditório 2 do Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul – Esplanadas dos Ministérios)

 

O papel dos festivais de cinema no contexto contemporâneo, sobretudo na busca pela sustentabilidade do circuito, sua atuação estratégica para a difusão de obras audiovisuais e formação de público, além do papel como agente econômico. O painel propõe também caminhos e ações para a afirmação dos festivais como janelas de valorização da pluralidade da produção audiovisual, considerando a diversidade do circuito de eventos audiovisuais. Painel proposto pelo Fórum dos Festivais.

 

REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA O 9º CONGRESSO BRASILEIRO DE CINEMA – CBC

23 de setembro, das 14h às 18h, no Hotel Meliá Brasil 21 (SHS Quadra 6 – Blocos B, D e F)

 

Diálogos do Congresso Brasileiro de Cinema – CBC com as classes cinematográfica e audiovisual brasileiras, com objetivo de debater as futuras tendências de tela e elaborar propostas e soluções para o segmento com o olhar e o pensamento voltados para os próximos 10 anos.

 

CINECLUBISMO E A RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA

23 de setembro, das 14h às 18h, no Auditório 2 do Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul – Esplanadas dos Ministérios)

 

Comemorando os cinco anos da União dos Cineclubes do Distrito Federal, serão debatidas as experiências e a importância da mobilização cineclubista nas comunidades, com um recorte histórico sobre a resistência durante a ditadura militar até os tempos atuais.

Fale conosco

Ente em contato com o festival.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?