NOTÍCIAS

Voltar

Documentário de Vladimir Carvalho antecede cerimônia de premiação na noite deste sábado (30)

Na noite deste sábado (30), a exibição do longa Giocondo Dias - Ilustre Clandestino, de Vladimir Carvalho, em sessão Hors-Concours, antecedeu a entrega dos troféus Candango para os curtas e longas-metragens escolhidos pelos júris popular e oficial da 52ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

O documentário apresenta parte da trajetória política de Giocondo Dias, militante de esquerda – que levou dois terços de sua vida na clandestinidade, desde os anos 1930 –, narrada por testemunhas que com ele conviveram e por uma rara entrevista do próprio Giocondo.

O cineasta Vladimir Carvalho, protagonista fundamental na história do cinema da capital federal e do país, relembra que, há meio século, esteve no palco do Cine Brasília.

“Há 50 anos, faço parte deste Festival, ora como público, ora como produtor e diretor. São 50 anos participando ativamente do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. E é uma honra dividir o palco com profissionais tão gabaritados e comprometidos. Giocondo foi um homem necessário para a política brasileira, foi uma honra filmar a história deste personagem tão importante na década de 80”, ressaltou Carvalho.

A premiação dos vencedores será divulgada após o longa e estará disponível na página do 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em: http://www.festivaldebrasilia.com.br/


Informações para a imprensa:

Pelo e-mail: imprensa@festivaldebrasilia.com.br

Secretaria de Cultura e Economia Criativa: (61) 3325-6220 / (61) 99344-0500
E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br

Eixos Comunicação Integrada: (61) 98454-2063
E-mail: contato@eixoscomunicacao.com