NOTÍCIAS

Voltar

Mostra Brasília BRB: diretor de Ainda temos a imensidão da noite revela o amor pela música e por Brasília

O quinto e último dia da Mostra Brasília BRB, nesta sexta-feira (29.11), teve a exibição do longa-metragem Ainda temos a imensidão da noite, do diretor Gustavo Galvão. A obra conta a história da trompetista e vocalista Karen, que, cansada de lutar por um lugar ao sol com sua aguerrida banda de rock, decide ir embora de Brasília para tentar a vida em Berlim, na Alemanha.

Nascido na capital federal, Gustavo Galvão optou por uma abordagem não tradicional ao filmar seu longa: escalou músicos profissionais para os papéis principais. “A grande maioria dos diretores que fazem filmes sobre músicos coloca o ator ou a atriz para dublar ou atuar como se estivesse tocando. Não há nada de errado nisso, mas decidi fazer diferente quando um músico que procurei me falou: ‘Eu não componho para um ator fingir que está tocando’”, explicou o diretor.

Foi a partir disso que Galvão resolveu colocar Ayla Agresta, trompetista profissional, como a protagonista de seu longa. “A Karen (personagem do filme) me resgatou. Quando o Gustavo me ligou, eu estava com o trompete parado há 9 anos”, revelou a atriz, que também teve que cantar durante as filmagens.

O roteiro de Ainda temos a imensidão da noite começou a ser construído em 2011. Escrito a seis mãos por Gustavo Galvão, Barbie Heusinger e Cristiane Oliveira, mostra a história de uma protagonista que não desiste, mesmo diante de tantas adversidades. “O título do filme tem tudo a ver com a história. A música precisa da noite, a noite é espaço para a música. Precisamos entender a cidade como polo cultural, algo que vai muito além do trabalho, da casa. As quadras do Plano Piloto são vazadas para que sejam ocupadas. Nos anos 1980, 1990, era assim. Hoje, cadê?”, afirmou Galvão.

Ainda temos a imensidão da noite concorre com outros três filmes produzidos no Distrito Federal ao troféu de melhor longa na Mostra Brasília BRB. Os vencedores dessa e das outras categorias serão conhecidos neste sábado (30) no Cine Brasília.

Para saber mais sobre a programação da 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, acesse http://www.festivaldebrasilia.com.br/programacao.


Informações para a Imprensa:


Pelo e-mail: imprensa@festivaldebrasilia.com.br


Secretaria de Cultura e Economia Criativa: (61) 3325-6220 / (61) 99344-0500

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br

 

Eixos Comunicação Integrada: (61) 98454-2063

E-mail: contato@eixoscomunicacao.com