NOTÍCIAS

Voltar

Ambiente de Mercado: Conheça os premiados da 3ª edição

Depois de três dias de intensa programação no Centro Cultural Renato Russo (508 Sul), foram revelados, na noite desta terça-feira (27), o projetos vencedores do 3º Ambiente de Mercado, dentro da programação do 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A comissão avaliadora divulgou os premiados das categorias: Pitchings, FRAPA 2020, Dot Cine, Rio2C, Box Brasil e Mostra Futuro Brasil.

Para a coordenadora do 3º Ambiente de Mercado, Micaela Neiva, o espaço de troca de negócios e compartilhamento de experiências segue o conceito do Festival. “O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro representa uma batalha no sentido de dar a visibilidade de polo audiovisual a Brasília. E o (Ambiente de) Mercado tem esse espírito, essa vontade ser um ambiente de mercado concreto, de encontros, de trocas e de business. Queremos fortalecer o espaço para que, principalmente, produtores, players, pessoas se encontrem. Um espaço em que as pessoas possam trocar, conversar, que dali possam surgir novos projetos juntos”, ressaltou Micaela.

O grande vencedor da categoria Pitching foi Marapaguá (Chica’s Produções, Milton Martins - RS), E, segundo o ganhador, foi uma surpresa. “Não esperava mesmo ganhar e agradeço muito ao Festival de Brasília. O 1º lugar nos dá ainda mais força para continuar com esse filme, para que ele seja finalizado e possa rodar e ser acalentado também”, comemorou Milton Martins.

Na Mostra Futuro Brasil, para filmes em processo de finalização, o vencedor foi A matéria noturna, de Bernard Lessa (ES). “A Futuro Brasil é uma coisa sensacional, boto toda a minha fé para continuar. Na primeira edição, nós estivemos aqui com o primeiro longa do Bernard – A mulher e o rio – e foi sensacional. Coincidentemente, nós estamos estreando hoje (ontem) A mulher e o rio – na Mostra Território Brasil – aqui dentro da programação do Festival e, ao mesmo tempo, com A matéria noturna na Futuro Brasil”, comemorou Eduardo Cantarino, produtor executivo do filme.

Neste ano, segundo os jurados, a diversidade esteve presente nos projetos e filmes apresentados durante todo o Ambiente de Mercado. Juntos, divulgaram um texto de agradecimento pela oportunidade de conhecer as iniciativas e afirmaram que “esta é uma competência complexa, marcada por uma pluralidade de gostos e estilos”.

O Ambiente

Entre os dias 25 e 27 de novembro, criadores, especialistas, realizadores e players do mercado trocaram experiências, negociaram projetos e fomentaram as produções cinematográficas nacionais. Nestes três dias, o Ambiente reuniu 216 empreendedores que participaram de 39 atividades. Ao todo, 165 projetos foram inscritos.

Nas rodadas de negócios, foram 160 inscrições de profissionais em busca de reuniões exclusivas com produtores independentes e players. Desses, 89 projetos acabaram selecionados, e 218 reuniões de negócios foram realizadas.

As atividades ocorreram dentro da programação da 52ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Para saber mais, acesse: festivaldebrasilia.com.br

 

Conheça os premiados:

Pitching:

Marapaguá - Chica’s Produções, Milton Martins (RS)

 

Prêmio FRAPA 2020 e Rio2C (1 credencial)

Paola Martins


Prêmio Dot Cine:

Rejeito – LL Mecchi Produções, Pedro De Fillipis (SP)


Prêmo Rio 2C (menção honrosa)

Pequeno Armagedom, de Druzina Content (RS)


Mostra Futuro Brasil

A matéria Noturna, de Bernard Lessa (ES)

 

Prêmio Prime Box Brasil

Pajeú, de Pedro Diógenes (CE)

Crédito da foto: Paula Carrubba 

Informações para a Imprensa:
Pelo e-mail: imprensa@festivaldebrasilia.com.br

Secretaria de Cultura e Economia Criativa: (61) 3325-6220 / (61) 99344-0500
E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br

Eixos Comunicação Integrada: (61) 98454-2063
E-mail: contato@eixoscomunicacao.com