MOSTRA PARALELA - TERRITÓRIO BRASIL

Dirigido por Helena Ignez
Classificação indicativa: 16 anos
Ano de Conclusão: 2019

92 minutos
Documentário
SP
Helena Ignez
Diretor

Contato com os Realizadores

Mercúrio Produções: smercurioproducoes@gmail.com / (11) 3129-5745 / 3256-8676

Fakir

O documentário retrata o sucesso do faquirismo no Brasil, América Latina e França. Esse espetáculo de arte popular originário do circo é mostrado e analisado através de um acervo que revela o sucesso dessas apresentações com seus campeonatos de resistência à dor e grande presença de público, incluindo políticos e autoridades do governo. Fakir se estende em filmagens atuais de artistas contemporâneos que mantêm viva essa arte em performances e shows.
 

Sobre o Diretor

Helena Ignez tem mais de 50 anos no campo das artes cênicas e cinematográficas. Foi homenageada diversas vezes, como no 20º Fribourg Film Festival (Alemanha), no 17º Festival of Kerala (Índia) e, em 2017, no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Atriz de inúmeros filmes do Cinema Novo, Helena Ignez começou sua parceria criativa com Rogério Sganzerla em 1968 e atuou em quase todos os seus filmes. Dirigiu os longas Canção de Baal; Luz nas trevas; Feio, eu?; Ralé; e A moça do calendário.
 

Elenco Principal

Maura Ferreira, Indiany, Índia Rubla, Lion on a Diet Shibari, entre outros faquires e faquiresas
 

Ficha Técnica

Empresa produtora: Mercúrio Produções; Produção executiva: Sinai Sganzerla; Produção e assistência de direção: Thaís de Almeida Prado; Roteiro, direção de arte e seleção musical: Helena Ignez; Direção de fotografia e operação de câmera: Toni Nogueira; Assistente de câmera: Barbara Vida; Operação de som: Raul Costa Duarte; Mixagem: Magí Batalla; Montagem: Sergio Gag; Pesquisa: Alberto Camarero e Alberto de Oliveira; Colorista e créditos: João Marcos de Almeida. Distribuição: Mercúrio Produções
 


+ MOSTRA PARALELA - TERRITÓRIO BRASIL