MOSTRA PARALELA - TERRITÓRIO BRASIL

Dirigido por Henrique Dantas
Classificação indicativa: Livre
Ano de Conclusão: 2019

86 minutos
Documentário
BA
Henrique Dantas
Diretor

Contato com os Realizadores

Hamaca Filmes: hamacafilmes@gmail.com / (71) 99335-2116

Dorivando Saravá, o preto que virou mar

O primeiro a cantar os orixás e a introduzir o tempo do candomblé na MPB. Desafiou a morte ao se entregar nos braços de Iemanjá, e – Obá de Xangô que era – Dorival Caymmi não morreu. Virou mar. Conceitos presentes na vida e obra de Caymmi são recriados em poéticas praieiras concebidas a partir dos seus trabalhos de pintura e composição, acompanhadas de falas reveladoras do compositor, garimpadas em antigas entrevistas. Ele é representado como um verbo que o povo brasileiro precisasse urgentemente conjugar.
 

Sobre o Diretor

Henrique Dantas é diretor de Filhos de João, o admirável mundo novo baiano (2009), premiado no Festival de Brasília, exibido nos principais festivais do país e em diversos países, ganhador de três prêmios de público; Sinais de cinza – A peleja de Olney contra o Dragão da Maldade (2013), exibido na Polônia e na Itália; e A noite escura da alma (2016), pré-selecionado pelo Festival de Cannes, através dos Encontros com o Cinema Brasileiro, e vencedor do FICIP (Festival Internacional de Cinema Político), na Argentina.

 

Elenco Principal

Gilberto Gil, Tom Zé, Jussara Silveira, Tiganá Santana, Arlete Soares, Adriana Calcanhotto
 

Ficha Técnica

Empresa produtora: Hamaca Filmes; Produção executiva: Henrique Dantas, Mariana Vaz e Nena Oliveira; Direção de produção: Marcello Gurgel; Roteiro: Henrique Dantas; Direção de fotografia: Pedro Semanovisk, Hamilton Oliveira, Alberto Ianuzzi, Andrea Cebukin e Thais Taverna; Direção de arte: Henrique Dantas; Operação de câmera: Pedro Semanovisk, Hamilton Oliveira, Alberto Ianuzzi, Andrea Cebukin, Thais Taverna, Uellinton D e Rafael Macculoch; Assistente de câmera: Uellinton D e Rafael Macculoch; Operação de som: Marcello Benedictis; Trilha sonora: Orlando Bolão; Mixagem: Beto Santana; Montagem: Henrique Dantas e Luciana Queiroz
 


+ MOSTRA PARALELA - TERRITÓRIO BRASIL