Poesia Viva

Evento Especial: Poesia Viva

Falecido em dezembro passado, o poeta maranhense Ferreira Gullar foi objeto de dois trabalhos anteriores do cineasta Zelito Vianna (“O canto e a fúria”, de 1994; e “A necessidade da arte”, de 2005). Neste ano de 2017, o cineasta e produtor cearense finalizou “A arte existe porque a vida não basta”, a terceira parte dessa trilogia que coloca em destaque a obra do poeta e também dá espaço para o seu pensamento a partir de entrevistas com ele. O filme será acompanhado de “Viva Cassiano!”, curta-metragem do brasiliense Bernardo Bernardes que homenageia outro importante poeta brasileiro, Cassiano Nunes. O filme foi exibido no Festival de Brasília de 2004, quando ganhou o prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular.

Viva Cassiano!

Direção: Bernardo Bernardes

Documentário, 34 min, 2004, DF, livre

 

Uma homenagem em verso e prosa ao poeta luso-santista-brasiliense Cassiano Nunes, Doutor Honoris Causa da Universidade de Brasília e patrimônio da literatura brasileira.

A arte existe porque a vida não basta

Direção: Zelito Viana e Gabriela Gastal

Documentário, 52 min, 2016, RJ, livre

 

Uma celebração a Ferreira Gullar (1930-2016) com entrevistas com o poeta maranhense e textos memoráveis do escritor dramatizados por Marco Nanini e musicados por personalidades da MPB como Adriana Calcanhotto e Paulinho da Viola.

Fale conosco

Ente em contato com o festival.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?