Formativas / Oficinas

Voltar

FOTOGRAFIA E ILUMINAÇÃO COM MATERIAIS ALTERNATIVOS, com Ricardo Pinelli e André Lavenère

de 26/11 a 29/11, das 14h às 18h São Sebastião | Centro de Ensino Médio São Francisco – Chicão | Quadra 17, Lote 100, bairro São Francisco R$ 20,00 Leia o regulamento

Qual será o aprendizado?

FOTOGRAFIA E ILUMINAÇÃO COM MATERIAIS ALTERNATIVOS, com Ricardo Pinelli e André Lavenère

Apresentar aos alunos o uso da luz e da fotografia cinematográfica, além de elementos cênicos que fazem parte desse contexto: os principais instrumentos utilizados, composição fotográfica e como utilizar esse conhecimento em função do tempo e da dramaturgia em audiovisual.

Quem vai ensinar?

Ricardo Pinelli, em 1984 fez parte do grupo cultural Comunidade, desenvolvendo atividades de cineclube e comunicação comunitária. Em 1988, entra no mercado de audiovisual na produtora Lontra Vídeo, como operador de VT. Em 1989, trabalha com a produtora Ema Vídeo, permanecendo na empresa por seis anos, até o momento em que se torna freelancer, exercendo a função de eletricista chefe em comerciais, campanhas eleitorais, longas e curtas-metragens. Recentemente, trabalhou em produtoras como Cara de Cão, Bananeira Filmes, LC Barreto, Fabrika Filmes, Cine Vídeo Group, Cine Digital, Canto do Cerrado, TMTA, Me Gusta Filmes, Asa Filmes, Pá Virada Filmes, Margarida Filme e Noise filmes.

André Lavenère: Diretor de fotografia em publicidade, documentários, curtas e longas-metragens. Foi premiado como melhor diretor de fotografia no Cine PE 2010, por A noite por testemunha; pela Associação Brasileira de Cinematografia por À margem do lixo; no 41°Festival de Brasília por À margem do lixo; no 11° Florianópolis Audiovisual Mercosul por Dia de folga (2007); no 37°Festival de Brasília por O último raio de sol; e recebeu o Prêmio ABCV de melhor direção de fotografia por Momento trágico (2004).