Escolha uma Página

Dúvidas frequentes | 50º FBCB

1. Coproduções são aceitas nas inscrições?

Sim, as coproduções são bem aceitas, independente da porcentagem de participação brasileira.

2. O limite de duração do filme inclui a exibição dos créditos?

Sim, o limite de duração inclui os créditos.

3. É possível inscrever um filme em finalização (work in progress / cópia preview / com alguns elementos da pós-produção não finalizados)?

Sim, pode inscrever. No entanto, para participar do Festival efetivamente, em caso de seleção, será necessário que o filme esteja finalizado e em formato DCP.

4. São aceitos documentários na Mostra Competitiva?

Sim, são aceitos documentários. A Mostra Competitiva segue no mesmo formato, aceitando filmes das mais diversas linguagens e gêneros. Com o cinema brasileiro cada vez mais embaçando as fronteiras entre ficção e documentário, não fazemos essa distinção para a competitiva.

5. É possível inscrever um filme que ficou pronto muito recentemente e que ainda não possui o Certificado de Produto Brasileiro (CPB) até a data final de inscrição?

Sim, pode inscrever. Basta escrever “requisitado” no campo do “registro ANCINE”. No entanto, o CPB do filme será obrigatório caso a produção seja selecionada.

6. Do que se trata o campo "registro ANCINE"?

Trata-se do número do Certificado de Produto Brasileiro (CPB) do filme.

7. Na Mostra Brasília, é obrigatório enviar o comprovante de residência e o RG de toda a equipe?

Sim, é obrigatório. Na inscrição pelo site, é preciso anexar os documentos apenas do realizador. Já o restante dos documentos da equipe deve ser enviado para o e-mail troféu@cl.df.gov.br

8. Caso algum campo obrigatório da ficha de inscrição não tenha resposta (exemplo: se não houver coadjuvantes no filme para serem citados), como devo preencher?

Nestes casos, basta preencher “Não se aplica” no campo correspondente.

9. Após a inscrição, é enviado um e-mail de confirmação?

Sim, quem se inscreve recebe e-mail de confirmação. Caso não receba na Caixa de Entrada de seu e-mail, sugerimos que confira na pasta de Spam.

10. Qual a data prevista para sair o resultado das inscrições?

Os filmes selecionados serão divulgados junto com a programação oficial. Ainda não há uma data definida, mas será na segunda quinzena de agosto.

11. Ja inscrevi esse filme no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, posso inscreve-lo de novo?

Não. Os filmes concorrentes (curta e longa) não podem ter participado de seleções em edições anteriores do Festival. Além disso, devem ser inéditos no Distrito Federal e, preferencialmente, também no restante do Brasil; bem como ter sido concluídos a partir de 1º de agosto de 2016.