Comissão de seleção longas

Beatriz Furtado

Professora do curso de Cinema e Audiovisual e da Pós-Graduação em Comunicação, da linha de Cinema e Fotografia do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. Curadora de cinema, pesquisa as relações entre a sétima arte e as artes visuais. Seu doutorado abordou o cinema de Aleksander Sokurov. Fez pós-doutorado em Cinema e Arte Contemporânea, na Paris II, Sorbonne-Nouvelle. Organizou os dois volumes de “Imagem Contemporânea” e “Fazendo Rizoma”, este com Daniel Lins. Publicou “Imagem-Intensidade no cinema de Sokurov”, “Cidade Anônima” e “Imagens eletrônicas e paisagens urbanas” e realizou curtas-metragens e instalações.

Heitor Augusto de Sousa

Crítico de cinema, professor e jornalista. Tem textos publicados em revistas eletrônicas de crítica, catálogos de mostras e livros. Ministra cursos livres e oficinas sobre cinema e crítica, além de atuar como curador de festivais e jurado em programas de fomento e editais. Escreve em www.ursodelata.com.

Marcus Mello

Crítico de cinema, é um dos editores da revista Teorema, fundada em 2002. Formado em Letras, é mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS e especialista em Gestão Cultural pela Universidade de Girona, Espanha. Entre 2013 e 2016, foi coordenador de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria da Cultura de Porto Alegre e diretor da Cinemateca Capitólio Petrobras, inaugurada em 2015.

Pablo Gonçalo

É professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) e autor do livro “O cinema como refúgio da escrita: roteiros e paisagens em Peter Handke e Wim Wenders” (2016). Tem doutorado pela UFRJ, com passagem pela Universidade Livre de Berlim. Seus ensaios focam as trajetórias históricas e diálogos intermidiáticos de roteiristas. Atualmente pesquisa a história do roteiro no audiovisual brasileiro. Escreve críticas e ensaios para a Revista Cinética.

Eduardo Valente

Cineasta, crítico de cinema e programador de festivais, Eduardo Valente é diretor artístico do 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e integrante das comissões de seleção. Atuou por cinco anos como assessor internacional na ANCINE. Atualmente é delegado do Festival de Berlim no Brasil, programador do Olhar de Cinema em Curitiba e coordenador acadêmico da Academia Internacional de Cinema (AIC-RJ).

Fale conosco

Ente em contato com o festival.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?