Comissão de Seleção - Mostra Competitiva - Curta

Amaranta Cesar

Amaranta Cesar é professora e pesquisadora de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. É Doutora em Estudos Cinematográficos pela Universidade de Paris 3 - Sorbonne Nouvelle. Idealizou e é curadora do CachoeiraDoc - Festival de Documentários de Cachoeira. Tem publicado artigos e capítulos de livro sobre Cinemas Africanos e das Diásporas, Cinemas Indígenas, Documentário e Cinemas Militantes.


Janaína Oliveira

Pesquisadora e curadora, Janaína Oliveira é doutora em História, professora no IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), e Fulbright Scholar no Centro de Estudos Africanos na Universidade de Howard, em Washington D.C. nos EUA. Realiza pesquisas centradas na reflexão sobre cinema negro, no Brasil e na diáspora, e também sobre as cinematografias africanas, sempre buscando conexões que possam incidir também na área da educação das relações étnicorraciais. Atualmente é curadora do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul (RJ) e do FINCAR (Festival Internacional de Realizadoras / PE), além de integrar as comissões de seleção de filmes de alguns festivais e mostras no país, como o Kinofoum (SP), a Semana dos Realizadores (RJ) e o Festival Visões Periféricas (RJ). Faz parte da APAN (Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro). É uma das idealizadoras e coordenadoras do FICINE, Fórum Itinerante de Cinema Negro (www.ficine.org).


Leonardo Bomfim

Jornalista carioca radicado em Porto Alegre, é programador da Cinemateca Capitólio Petrobras (desde 2015) e da Sala P. F. Gastal (desde 2013). Mestre em Comunicação Social e Doutorando na Escola de Comunicação, Artes e Design da PUC-RS. Editou o catálogo da mostra Nouvelle Vague Tcheca. Publicou textos nas publicações Teorema, Norte, Zinematógrafo e Aurora. Codiretor do documentário Nas paredes da pedra encantada (2011) sobre o disco Paêbirú, de Lula Côrtes & Zé Ramalho. Compositor e guitarrista na banda do cantor psicodélico gaúcho Plato Divorak.


Thay Limeira

Pernambucana radicada em Brasília, é produtora e curadora com experiência cineclubista e formação em Antropologia pela Universidade Brasília. Realizou a produção de diversas mostras e festivais de destaque, como o Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-Metragem de Brasília e InterAnima – Festival Internacional de Animação e Interatividade. Como curadora, integrou a curadoria do Festival Curta Brasília, Festival de Curta-metragem das Escolas Públicas, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e Mostra Canavial de Cinema.