80 anos de Jean-Claude e 50 anos do Festival de Brasília celebrados na mesma a noite

 Mostra Competitiva e Brasília, lançamento de livros e atividades do Ambiente de Mercado movimentaram a quinta-feira

 

O burburinho no Cine Brasília começou nesta quinta-feira (21) com o lançamento de dos livros “Bernardet 80 – Impacto e Influência no Cinema Brasileiro”, em homenagem ao pensador, roteirista, crítico, diretor e ator Jean-Claude Bernardet; e “Entre Olhares e Afetos – 50 Festivais de Brasília do Cinema Brasileiro”, uma pesquisa fotográfica em acervos públicos do Governo de Brasília e do Festival.

 

O livro em homenagem a Jean-Claude Bernardet, organizado por Orlando Margarido e Ivonete Pinto, reuniu público ligado à cinematografia do belga durante o 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O secretário de Cultura do Distrito Federal, Guilherme Reis, estava entre os convidados que prestigiaram Jean-Claude, que a convite de Paulo Emílio Sales Gomes fez parte da equipe que criou o curso de cinema na Universidade de Brasília (UnB). Para a autora Ivonete Pinto, o homenageado é uma figura histórica do Festival e lançar o livro na 50ª edição ganha uma dimensão maior. “Tentamos fazer uma leitura ampla do Bernardet, que é uma pessoa múltipla”, completou Orlando Margarido.

 

Já a publicação especial “Entre Olhares e Afetos – 50 Festivais de Brasília do Cinema Brasileiro” foi lançada em parceria com a UnB e tem a organização da professora Rose May Carneiro. A publicação traz textos de Sérgio Bazi e Sérgio Moriconi, jornalistas e críticos de cinema, e trata-se de uma pesquisa fotográfica em acervos públicos do Governo de Brasília e do próprio festival, que acabou por gerar, também, uma exposição de fotografias – em cartaz no Museu Nacional até 1º de outubro. “O livro é, para nós da UnB e apaixonados pelo cinema, um resgate de uma memória. A Secretária de Cultura apoiou o projeto desde o inicio e me deram carta branca para mergulhar neste mundo de imagens”, contou Rose May Carneiro.

Entre os filmes da Mostra Competitiva exibidos, o destaque foi o longa “Por Trás da Linha de Escudos”, de Marcelo Pedroso. O documentarista, engajado em ideais de esquerda, documentou o Batalhão de Choque da Polícia Militar de Pernambuco, unidade treinada para atuar, por exemplo, na repressão de protestos. No palco do Cine Brasília, Pedroso afirmou: “Foi um filme difícil, em que nos colocamos em risco a todo momento”, ao lembrar que acompanhou operações de rotina e treinamentos no batalhão, e que passou a sentir na pele os efeitos da aproximação.

Na categoria curtas, “Baunilha”, de Leo Tabosa (2017, 13min, PE, 16 anos), narrou a história de um mestre de fetiches. Enquanto a animação “Torre”, de Nádia Mangolini (2017, 18min, SP, 12 anos), relatou a infância de quatro irmãos, um deles desaparecido político da ditadura militar. Pela Mostra Brasília, o público acompanhou “Damrõze Akwe – Amor e Resistência” (Guilherme Cavalli), “A Margem do Universo” (Tiago Esmeraldo), “O Fantástico Patinho Feio” (Denilson Félix).

 

O Ambiente de Mercado proporcionou diversos diálogos dos diretores com players do mercado. Por meio das ‘Conversas com Players’, o FBCB trouxe: Ramiro Azevedo (Box Brazil), Igor Kupstas (O2 Play), Maria Rita Nepomuceno (CINEBRASiLTV), André Saddy (Canal Brasil), Reneé Castelo Branco (Globonews) e Carolina Rapp (Globo Filmes). Além de Luciano Cury (Arte 1), Júlio Worcman (Canal Curta!), Krishna Mahon (History, A&E, LifeTime e H2), Bárbara Sturm (Elo Company) e Luiz Bannitz (Looke).

 

Também na quinta-feira, no Museu da República, por meio das Conversas Livres, foram debatidos os ‘Desafios do primeiro longa’, com mediação de Adriano de Angelis e os convidados Iberê Carvalho, Santiago Dellape e Vania Catani.

 

Patrocínio

A 50ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro conta com os seguintes patrocinadores: NET, Claro, Petrobras, BRB, BNDES e Sabin.

 

Serviço

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – 50ª edição

Quando: 15 a 24 de setembro de 2017

Programação completa: http://www.festivaldebrasilia.com.br/

Fotos: https://www.flickr.com/photos/152011896@N03/albums

Fale conosco

Ente em contato com o festival.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?