50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro lança iniciativa para fortalecer o mercado audiovisual

Baixar Release

Ambiente de Mercado promoverá diálogo com produtores, programadores, agentes de vendas, distribuidores e exibidores

Em sua 50ª edição, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro promoverá diálogos com produtores, programadores, agentes de vendas, distribuidores e exibidores por meio do Ambiente de Mercado. A iniciativa terá a articulação do CONNE – Centro-Oeste, Norte e Nordeste, consolidando o FBCB como o pólo articulador de políticas regionais e nacionais, coordenador de políticas para o audiovisual. A ação será realizada de 20 a 22 de setembro. As inscrições são gratuitas e foram prorrogadas até 1º de setembro no site do Festival.

 

Segundo Ana Arruda, coordenadora do Ambiente de Mercado, Brasília é referência no quesito produção cinematográfica e a iniciativa vem para complementar o cenário com espaço para o debate e a profissionalização. “Nesta 50ª edição, o Festival de Brasília irá apontar novos caminhos do mercado audiovisual. É muito importante este espaço para potencializar o trabalho dos profissionais do audiovisual que estarão presentes na cidade durante o Festival e para fortalecer o mercado local”, explica Ana Arruda.

 

A ação contará com representantes de eventos nacionais e internacionais, como o Ventana Sur (Argentina) e Rio Content Market (Brasil) e players de importantes canais de TV e distribuidoras como O2 Play, Canal Brasil, CineBrasil TV, GloboNews, os canais Arte 1, History, A&E, Lifetime e H2, as distribuidoras: Elo Company, Box Brazil, dentre outros.

 

Ao longo de três dias serão realizadas diversas atividades relacionadas à distribuição e comercialização de conteúdos para TV, cinema, VOD, internet e novas mídias. A programação irá englobar “Conversas com Players”, “Pitchings Abertos”, “Painéis” e “Clínica de Projetos”. Neste primeiro momento, as inscrições serão focadas para a “Clínicas de Projetos” e para os “Pitchings Abertos”.

A “Clínica de Projetos” irá selecionar 12 projetos não finalizados, seja para cinema ou televisão, que receberão o atendimento de quatro consultores nas seguintes áreas: “Desenvolvimento de projeto e planejamento de produção para TV”, “Formatação de projetos para vendas internacionais”, “Planejamento de distribuição em múltiplas plataformas”, “Adequação do projeto: desenvolvimento, produção, direitos, distribuição”.

 

Enquanto os “Pitchings Abertos” irão fortalecer seis trabalhos inscritos, identificando afinidades e sugerindo estratégias a serem adotadas. Os selecionados terão cinco minutos para defesa oral dos projetos diante de uma banca de agentes de festivais de cinema, distribuidoras ou de canais de TV. Ao final de cada apresentação, a banca fará comentários com indicação de caminhos aos realizadores. Os selecionados irão concorrer a prêmios de intercâmbio em eventos nacionais e internacionais de mercado para aprimoramento e ampliação de negócios e oportunidades.

 

A parceria com a VentanaSur (Argentina) premiará os melhores projetos de “Pitching Abertos” com credencial para a próxima edição do evento e participação em atividades formativas e de pitching em escala internacional. A BRAVI (Associação Brasil Audiovisual Independente) também premiará os melhores projetos de pitching para participação no Rio Content Market 2018. O Sebrae é parceiro fundamental no intuito de promover novas oportunidades de negócios e aprimoramento profissional aos premiados, oferecendo o Prêmio Sebrae focado em projetos do DF para participação nos eventos citados.

 

O Ambiente de Mercado ainda terá dois eixos: a “Conversa com Players” irá oferecer palestras para apresentar a linha editorial/curatorial da empresa, canal ou festival, demandas e formas de apresentação de conteúdos para aquisição. Os “Painéis” também integrarão o Ambiente de Mercado com conteúdo informativo sobre o setor audiovisual brasileiro. Serão conduzidos por players do mercado, autoridades e profissionais de referência, tendo como foco a comercialização e negociação de conteúdos audiovisuais, fomento e financiamento no setor, coproduções e estratégias de distribuição e debates sobre as tendências do mercado.

 

Os “Painéis” irão contemplar temáticas importantes para o contexto atual político e econômico da indústria do audiovisual no Brasil. Estarão presentes no evento entidades, eventos de mercado, associações e profissionais de diversas regiões e de outros países, tais como CONNE, Aprocine, BRAVI, MAC, SAPPI, Nordeste Lab, BRLab, Ancine, MinC, ABRAGames, Era Transmídia, Programa Conexão Cultura (Secult/DF) e TVs públicas (TV Minas, IRDEB, TV Câmara, TV Justiça, TV Senado,TV Brasil), dentre outros convidados.

Conheça os consultores que irão integrar a “Clínica de Projetos”:

 

Planejamento de distribuição em múltiplas plataformas

  • Rodrigo Terra

Pós-Graduado em Administração pela FGV. Especialista em Empreendedorismo pelo IBMEC-SP. Graduado em Rádio e TV pela FAAP-SP. Como presidente da Associação Era Transmídia, realiza parcerias com SENAC, TECNA RS, BH Tec e Polo AV de Cataguases, Spcine, ABRESI, APRO, ABPITV, Power to the Pixel, Conductrr e SET. Conduziu projetos para TV Cultura-SP, Grupo TV1, Grupo Abril, Turner, TV Futura, Sky, Natura, Net, Tilibra e EduK. Com experiência internacional, participou como palestrante, convidado, jurado e cobertura em festivais (SXSW) e feiras de negócios.

Desenvolvimento de projeto e planejamento de produção para TV

  •    Mariana Brasil

Trabalha há duas décadas no mercado de produção independente, sendo que há 9 anos atua na área de produções para TV. Desde 2012 é sócia da empresa Mari Brasil, que faz consultoria e ministra cursos em desenvolvimento de projetos para TV. Atendeu mais de 1000 alunos e produtores independentes em todo o Brasil.

Adequação do projeto: desenvolvimento, produção, direitos, distribuição

  • Ana Paula Silva

Produtora executiva na Intro Pictures, trabalhou como gerente de conteúdo na Elo Company na área de aquisição, análise de conteúdo, projetos e estratégia de comercialização. Anteriormente, produziu pela Mosquito Project, as séries No Borders, Reis da Rua (terceira temporada), entre outros projetos.

 

Formação de projeto e estratégias para circulação internacional

  • Rafael Sampaio

É diretor geral do BrLab, produtor e sócio fundador da Klaxon. Atua, desde 2001, como produtor de mostras e festivais de cinema. Foi programador em espaços culturais, tais como MIS (São Paulo), Cinemateca Brasileira e Cine Olido, além de ter produzido a Jornada Brasileira de Cinema Silencioso, Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo. Coordena cursos de formação profissional: Laboratórios de Desenvolvimento de Projetos do Prodav 4 (2013 e 2014), para diferentes tipologias (séries de ficção, animação e documentais, além de longas de ficção e animação).

 

 

Segue a programação diária do Ambiente de Mercado:

 

De 20 a 22 de setembro, no Centro Cultural do Hotel Meliá 

Entrada franca mediante inscrição no site do FBCB

 

  • 20/09 – Quarta-feira

Abertura oficial

9h

 

Painel 1 – Construindo a força audiovisual do Centro-oeste, Norte e Nordeste (CONNE)

10h às 12h

 

Guilherme Reis [Secretário de Cultura do DF]

Débora Ivanov [Diretora Presidente Interina da Ancine]

Renato Barbieri [Diretor CONNE – CO]

Jorane Castro [Diretora CONNE – N]

Wolney Oliveira [Diretor CONNE – NE]

Sergio Sá Leitão [MinC]

Vladimir Carvalho [Fundação Cinememória]

Roberto Muniz [Senador da República]

Demais entidades convidadas.

Mediação: Marcus Ligocki [CONNE – CO]

 

Painel 2 – Distribuição e audiências segmentadas 

14h30 às 16h

 

Fábio Lima [Sofá Digital]

Krishna Mahon [History, A&E, Lifetime e H2]

Luciano Cury [Arte 1]

Provocador: Mauro Garcia [BRAVI]

 

Painel 3 – Fomento e financiamento do audiovisual: desafios e oportunidades

16h às 18h

 

Débora Ivanov [Ancine]

Luciane Gorgulho [BNDES]

Thiago Rocha [FAC/DF]

Provocador: Alfredo Manevy [Ambiente de Mercado – FBCB]

 

18h00 Happy Hour com a LIC/Secult-DF

 

  • 21/09 – Quinta-feira

Conversa com Players 

10h às 18h

 

Arte 1| Luciano Cury

Box Brazil| Ramiro Azevedo

Canal Brasil| André Saddy

CineBrasil TV | Maria Rita Nepomuceno

Elo Company|Bárbara Sturm

Globonews |René Castelo Branco

History, A&E, LifeTime e H2 |Krishna Mahon

O2 Play| Igor Kupstas

 

18h Happy Hour com Canal Brasil

 

  • 22/09 – Sexta-feira

Painel 4 – Movimentando o mercado: A importância dos encontros de negócios para a cadeia produtiva do audiovisual

9h às 11h

Carla Esmeralda [RioContentMarket]

Daniela Fernandes [NordesteLab]

Lidiana Reis [SAPPI]

Wolney Oliveira [MAC]

Provocadora: Ana Arruda [Ambiente de Mercado – FBCB]

 

Painel 5 – Conexões: Estratégias de internacionalização  

11h às 12h30

Eduardo Raccah [consultor]

Maria Nuñez [Ventana Sur]

Mariana Soares [Secult/DF]

Mary Morita [Brazilian Content – BRAVI]

Provocadora: Ana Julia Cabral [Ancine]

 

 

 

Clínicas de projetos

9h às 12h

– Desenvolvimento de projeto e planejamento de produção para TV, com Mariana Brasil

– Formatação de projetos para vendas internacionais, com Rafael Sampaio

– Planejamento de distribuição em múltiplas plataformas, com Rodrigo Terra

– Adequação do projeto: desenvolvimento, produção, direitos, distribuição, com Ana Paula da Silva

– Um dia com a Ancine, com representantes da Agência Nacional de Cinema

 

Pitchings abertos 

15h às 17h

Seis projetos selecionados

 

Banca de análise:

Bárbara Sturm (Canal Curta!) | Carla Esmeralda (RioContentMarket) | Maria Nuñez (Ventana Sur)

Maria Rita Nepomuceno (CineBrasilTV) | Mariana Brasil (consultora)

Rebeca Mafra (Canal Brasil) | Rafael Sampaio (BRLab)

 

Painel 6 – A TV pública como espaço de qualificação para a produção audiovisual independente 

14h30 às 16h

IRDEB-BA

TV Brasil [EBC]

TV Câmara

TV Justiça

TV Minas

TV Senado

 

Painel 7- Tendências audiovisuais: Video ondemand [VOD], múltiplas telas e realidade virtual 

16h às 18h

Alê Machado [ 44toons / Abragames]

Igor Kupstas [O2 Play]

Rodrigo Terra [Era Transmidia]

Provocadora: Ana Arruda [Ambiente de Mercado – FBCB]

 

Happy Hour com Programa Conexão Cultura-Secult/DF

 

  • Atividade formativa

Oficina de pitching com André Leão e Alice Lanari

De 19/9 a 21/9

Atividade direcionada aos representantes dos projetos selecionados para os pitchings abertos e participantes do Programa Conexão Cultura.

 

 

 

Serviço

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – 50ª edição

Quando: 15 a 24 de setembro de 2017

http://www.festivaldebrasilia.com.br/

 

Ambiente de Mercado

Quando: 20 a 22 de setembro de 2017

Onde: Centro Cultural do Hotel Meliá

Entrada franca mediante inscrição no site do FBCB

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Máquina Cohn & Wolfe

61 3701-2921

Fale conosco

Ente em contato com o festival.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?