50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro lança iniciativa para fortalecer o mercado audiovisual

Ambiente de Mercado promoverá diálogo com produtores, programadores, agentes de vendas, distribuidores e exibidores

Em sua 50ª edição, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro promove diálogos com produtores, programadores, agentes de vendas, distribuidores e exibidores por meio de um novo espaço que promete definir os novos passos deste, que é o mais longevo festival de cinema do Brasil: o Ambiente de Mercado. A iniciativa contempla as datas 20 a 22 de setembro, consolidando o FBCB como polo articulador de políticas regionais e nacionais para o audiovisual.

 

Segundo Ana Arruda, coordenadora do Ambiente de Mercado, Brasília é referência no quesito produção cinematográfica e a iniciativa vem para complementar o cenário com espaço para o debate e a profissionalização. “Nesta 50ª edição, o Festival de Brasília irá apontar novos caminhos do mercado audiovisual. Este espaço é muito importante para potencializar o trabalho dos profissionais do audiovisual que estarão presentes na cidade durante o Festival e para fortalecer o mercado local”, explica Ana Arruda.

 

A ação, formulada sob formato de painéis e debates, contará com representantes de eventos nacionais e internacionais, como o Ventana Sur (Argentina) e Rio Content Market (Brasil); players de importantes canais de TV e distribuidoras, como O2 Play, Canal Brasil, CineBrasil TV, GloboNews; os canais Arte 1, History, A&E, Lifetime e H2; além das distribuidoras Elo Company e Box Brazil.

 

Ao longo de três dias serão realizadas diversas atividades relacionadas à distribuição e comercialização de conteúdos para TV, cinema, VOD, internet e novas mídias. A programação irá englobar “Conversas com Players”, “Pitchings Abertos”, “Painéis” e “Clínica de Projetos”.


A “Clínica de Projetos” selecionou 12 projetos não finalizados, seja para cinema ou televisão, que receberão o atendimento de quatro consultores nas seguintes áreas: “Desenvolvimento de projeto e planejamento de produção para TV”, “Formatação de projetos para vendas internacionais”, “Planejamento de distribuição em múltiplas plataformas”, “Adequação do projeto: desenvolvimento, produção, direitos, distribuição”.

 

Enquanto os “Pitchings Abertos” irão fortalecer seis trabalhos inscritos, identificando afinidades e sugerindo estratégias a serem adotadas para a comercialização dos produtos audiovisuais. Os selecionados terão cinco minutos para defesa oral dos projetos diante de uma banca formada por: André Saddy (Canal Brasil); Bárbara Sturm (Elo Company); Cristina Barreto (RioContentMarket); Júlio Worcman (Canal Curta!); Maria Nuñez (Ventana Sur); Maria Rita Nepomuceno (CINEBRASiLTV); Mariana Brasil (Consultora); Rafael Sampaio (BRLab) e Renée Castelo Branco (GloboNews). Ao final de cada apresentação, a banca fará comentários com a proposição de caminhos aos realizadores. Os selecionados irão concorrer a prêmios de intercâmbio em eventos nacionais e internacionais de mercado para aprimoramento e ampliação de negócios e oportunidades. Ainda será realizada a “Oficina de Pitching”, de 19 a 21 de setembro, com André Leão e Alice Lanari. A atividade é direcionada aos representantes dos projetos selecionados para os pitchings abertos e participantes do Programa Conexão Cultura.

 

A parceria com a VentanaSur (Argentina) premiará os melhores projetos de “Pitching Abertos” com credencial para a próxima edição do evento e participação em atividades formativas e de pitching em escala internacional. A BRAVI (Associação Brasil Audiovisual Independente) premiará os melhores projetos de pitching para participar do Rio Content Market 2018. O Sebrae é parceiro fundamental no intuito de promover oportunidades de negócios e aprimoramento profissional aos premiados, focado em projetos do DF para participação nos eventos citados.

 

A “Conversa com Players” oferecerá palestras para apresentar a linha editorial/curatorial da empresa, canal ou festival, demandas e formas de apresentação de conteúdos para aquisição. Os convidados que vão participar são: Box Brazil – Ramiro Azevedo; O2 Play – Igor Kupstas; CINEBRASiLTV – Maria Rita Nepomuceno; Canal Brasil – André Saddy; Canal Curta! – Júlio Worcman; GloboNews + Globo Filmes – Renée Castelo Branco e Carolina Rapp; Arte 1 – Luciano Cury; History, A&E, Lifetime e H2 – Krishna Mahon; Elo Company – Bárbara Sturm; Looke – Luiz Bannitz.

 

O Ambiente de Mercado ainda terá os “Painéis” também integrarão conteúdo informativo sobre o setor. Estes serão conduzidos por players do mercado, autoridades e profissionais de referência, com foco na comercialização e negociação de conteúdos audiovisuais, fomento e financiamento no setor, coproduções, estratégias de distribuição e debates sobre tendências do mercado. A iniciativa vai contemplar temáticas importantes para o contexto atual político e econômico da indústria audiovisual no Brasil. Estarão presentes no evento entidades, eventos de mercado, associações e profissionais de diversas regiões e de outros países, tais como CONNE, Aprocine, BRAVI, MAC, SAPPI, Nordeste Lab, BRLab, Ancine, MinC, ABRAGames, Era Transmídia, Programa Conexão Cultura (Secult/DF) e TVs públicas (TV Minas, IRDEB, TV Câmara, TV Justiça, TV Senado, TV Brasil), dentre outros convidados.

 

Para participar das atividades: “Clínica de Projetos”, “Conversas com Players”, “Painéis” e “Pitchings Abertos”. Para participar das atividades, é necessário credenciamento prévio pelo site:

www.festivaldebrasilia.com.br/ambiente-de-mercado-credenciamento-de-participante

Conheça os consultores que irão integrar a “Clínica de Projetos”:

 

Planejamento de distribuição em múltiplas plataformas

  •         Rodrigo Terra

Pós-Graduado em Administração pela FGV. Especialista em Empreendedorismo pelo IBMEC-SP. Graduado em Rádio e TV pela FAAP-SP. Como presidente da Associação Era Transmídia, realiza parcerias com SENAC, TECNA RS, BH Tec e Polo AV de Cataguases, Spcine, ABRESI, APRO, ABPITV, Power to the Pixel, Conductrr e SET. Conduziu projetos para TV Cultura-SP, Grupo TV1, Grupo Abril, Turner, TV Futura, Sky, Natura, Net, Tilibra e EduK. Com experiência internacional, participou como palestrante, convidado, jurado e cobertura em festivais (SXSW) e feiras de negócios.

Desenvolvimento de projeto e planejamento de produção para TV

  •         Mariana Brasil

Trabalha há duas décadas no mercado de produção independente, sendo que há 9 anos atua na área de produções para TV. Desde 2012 é sócia da empresa Mari Brasil, que faz consultoria e ministra cursos em desenvolvimento de projetos para TV. Atendeu mais de 1000 alunos e produtores independentes em todo o Brasil.

Adequação do projeto: desenvolvimento, produção, direitos, distribuição

  •         Ana Paula da Silva

Produtora executiva na Intro Pictures, trabalhou como gerente de conteúdo na Elo Company na área de aquisição, análise de conteúdo, projetos e estratégia de comercialização. Anteriormente, produziu pela Mosquito Project, as séries No Borders, Reis da Rua (terceira temporada), entre outros projetos.

 

Formação de projeto e estratégias para circulação internacional

  •         Rafael Sampaio

É diretor geral do BrLab, produtor e sócio fundador da Klaxon. Atua, desde 2001, como produtor de mostras e festivais de cinema. Foi programador em espaços culturais, tais como MIS (São Paulo), Cinemateca Brasileira e Cine Olido, além de ter produzido a Jornada Brasileira de Cinema Silencioso, Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo. Coordena cursos de formação profissional: Laboratórios de Desenvolvimento de Projetos do Prodav 4 (2013 e 2014), para diferentes tipologias (séries de ficção, animação e documentais, além de longas de ficção e animação).

 

Confirma a programação completa do Ambiente de Mercado:

 

Quarta-feira (20):

 

09h: abertura oficial

 

10h às 12h

Sala Melhores do Mundo

Painel 1 – Construindo a força audiovisual do Centro-oeste, Norte e Nordeste (CONNE)

Sérgio Sá Leitão (Ministro da Cultura); Guilherme Reis (Secretário de Cultura do DF); Débora Ivanov (Diretora-Presidente em Exercício da ANCINE); Renato Barbieri (Diretor CONNE – CO); Jorane Castro (Diretora CONNE – N); Wolney Oliveira (Diretor CONNE – NE); Vladimir Carvalho (Fundação Cine Memória). Mediação: Marcus Ligocki (CONNE)

 

14h30 às 16h
Sala Melhores do Mundo

Painel 2 – Distribuição e audiências segmentadas

Fábio Lima (Sofá Digital); Krishna Mahon (History, A&E, Lifetime e H2); Luciano Cury (Arte 1); Talita Arruda (Vitrine Filmes). Mediação: Mauro Garcia (BRAVI)

 

16h às 18h

Sala Melhores do Mundo

Painel 3 – Fomento e financiamento do audiovisual: desafios e oportunidades

Débora Ivanov (ANCINE); Patrícia Zendron (BNDES); Thiago Rocha (FAC/DF). Mediação: Alfredo Manevy (Ambiente de Mercado – FBCB)

 

18h: Happy Hour com a LIC – Lei de Incentivo à Cultura (Secult-DF). Foyer do Centro Cultural Brasil 21

 

Quinta-feira (21):

 

9h30 às 17h30

Sala Melhores do Mundo

Conversa com Players 

 

9h30 Box Brazil (Ramiro Azevedo)

10h O2 Play (Igor Kupstas)

10h30 CINEBRASiLTV (Maria Rita Nepomuceno)

11h Canal Brasil (André Saddy)

11h30 GloboNews + Globo Filmes (Renée Castelo Branco / Carolina Rapp)

15h Arte 1 (Luciano Cury)

15h30 Canal Curta! (Júlio Worcman)

16h History, A&E, Lifetime e H2 (Krishna Mahon)

16h30 Elo Company (Bárbara Sturm)

17h Looke (Luiz Bannitz)

 

18h: Happy Hour com Canal Brasil. Foyer do Centro Cultural Brasil 21

 

Sexta-feira (22):

 

9h às 11h

Sala Melhores do Mundo

Painel 4 – Movimentando o mercado: a importância dos encontros de negócios para a cadeia produtiva do audiovisual

Cristina Barreto (RioContentMarket); Daniela Fernandes (Nordeste Lab); Lidiana Reis (SAPPI); Wolney Oliveira (MAC). Mediação: Ana Arruda (Ambiente de Mercado – FBCB)

 

11h às 12h30

Sala Melhores do Mundo

Painel 5 – Conexões: estratégias de internacionalização

Maria Nuñez (Ventana Sur); Mary Morita (Brazilian Content); Eduardo Raccah (consultor); Mariana Soares (SeCult/DF). Mediação: Ana Julia Cabral (ANCINE)

 

14h30 às 16h

Sala Melhores do Mundo

Painel 6 – A TV pública como espaço de qualificação para a produção audiovisual independente

Kiko Ferreira (TV Minas); Evelin Maciel (TV Câmara); Érico da Silveira (TV Senado); Neuza Meller (UnB TV); Paulo Miranda (TV Comunitária); Fernando Guedes (TV Justiça); Flávio Gonçalves (IRDEB). Mediação: Bia Barbosa (FNDC)

 

16h às 18h

Sala Melhores do Mundo

Painel 7- Tendências audiovisuais: video on demand (VOD), múltiplas telas e realidade virtual 

Alê McHaddo (44 toons/ Abragames); Igor Kupstas (O2 Play); Luiz Bannitz (Looke). Mediação: Rodrigo Terra (Era Transmídia)

 

9h às 13h

Sala Multiuso

CLÍNICAS DE PROJETOS

 

– Desenvolvimento de projeto e planejamento de produção para TV (Mariana Brasil)

 

Projetos selecionados:

 

Canções que Contam uma Revolução(Série TV / Animação / DF)

Direção: Caetano Curi  

Produção: Guilherme Fornazier

Empresa Produtora: Asacine Produções

 

Memória das Águas(Série TV / Documentário / DF)

Direção: Naji Sidki   

Produção: Kátia Coelho e Naji Sidki

Empresa Produtora: Verissimo Produções 



 

Psique(Série TV / Ficção / DF)

Direção: Ana P. Araújo e Guilherme Monteiro   

Produção: Ana P. Araújo e Guilherme Monteiro

Empresa Produtora: Trupe do Filme

 

– Formatação de projetos para vendas internacionais (Rafael Sampaio)

 

Projetos selecionados:

 

Água Turva (Longa-metragem / Multi-linguagem / DF)

Direção: Camila Dutervil  

Produção: Andréa Gloria  

Empresa Produtora: Cor Filmes

 

Maria Luíza (Longa-metragem / Documentário / DF)

Direção: Marcelo Díaz   

Produção: Marcelo Díaz   

Empresa Produtora: Diazul de Cinema

 

Novo Éden (Longa-metragem / Ficção / BA)

Direção: Leandro Santos Rodrigues    

Produção: Emerson Dindo    

Empresa Produtora: Produtora Portátil

 

– Planejamento de distribuição em múltiplas plataformas (Rodrigo Terra)

 

Projetos selecionados:

 

A Bênção (Série TV / Ficção / RS)

Direção: Davi de Oliveira Pinheiro e Emiliano Cunha

Produção: Leo Garcia e Pedro Guindani

Empresa Produtora: Coelho Voador

 

Diário de Viagem (Longa-metragem / Ficção / SP)

Direção: Paula Kim

Produção: André Blak

Empresa Produtora: Sam Ka Pur Filmes

 

Fios de Alta Tensão (Longa-metragem / Documentário / SP)

Direção: Sergio Gag  

Produção: Wellington Darwin  

Empresa Produtora: DGT Filmes

 

– Adequação do projeto: desenvolvimento, produção, direitos, distribuição (Ana Paula da Silva)

 

Projetos selecionados:

 

Credores(Longa-metragem / Ficção / SP)

Direção: Diogo Faggiano  

Produção: Eugenio Puppo

Empresa Produtora: Heco Produções

Da Minha Cozinha Cuido Eu(Longa-metragem / Documentário / DF)

Direção: Delvair Montagner

Produção: Daniela Marinho

Empresa Produtora: Transborda Produções Culturais

 

Espiral (Longa-metragem / Ficção / BA)

Direção: Pedro Perazzo  

Produção: Flávia Santana  

Empresa Produtora: Giro Planejamento Cultural

 

15h às 17h

Sala Melhores do Mundo

Pitchings Abertos 

 

Banca de Pitching: André Saddy (Canal Brasil); Bárbara Sturm (Elo Company); Cristina Barreto (RioContentMarket); Júlio Worcman (Canal Curta!); Maria Nuñez (Ventana Sur); Maria Rita Nepomuceno (CINEBRASiLTV); Mariana Brasil (consultora); Rafael Sampaio (BRLab) e Renée Castelo Branco (GloboNews).

 

Projetos selecionados:

 

Florência Diante de Deus (Longa-metragem / Ficção / PR)

Direção: Juliana Sanson

Produção: Francielly Hellena Camilo

Empresa Produtora: Metafixa Produções Cinematográficas

 

La Manuela (Longa-metragem / Documentário / RJ)

Direção: Clara Linhart

Produção: Chaiana Furtado

Empresa Produtora: Gamarosa Filmes

 

Max & Beth (Série TV / Ficção / SP)

Direção: Gustavo Vinagre

Produção: Max Eluard

Empresa Produtora: Avoa Filmes

 

Mike (Longa-metragem / Ficção / DF)

Direção: André Miranda

Produção: Alisson Machado

Empresa Produtora: Libertem Barrabás! Filmes

 

O Homem Cordial (Longa-metragem / Ficção / DF)

Direção: Iberê Carvalho

Produção: Maíra Carvalho

Empresa Produtora: Quartinho Direções Artísticas

 

Saçurá (Longa-metragem / Ficção / DF)

Direção: Santiago Dellape

Produção: Larissa Rolim  

Empresa Produtora: Gancho de Nuvem

 

18h: Happy Hour com Programa Conexão Cultura – SeCult/DF. Foyer do Centro Cultural Brasil 21

 

 

 

De 19 a 21 de setembro

Sala Multiuso

19/09: 9hs às 18hs

20/09: 09hs às 13hs

21/09: 09hs às 13hs

 

 

Oficina de Pitching

com André Leão e Alice Lanari

Atividade direcionada aos representantes dos projetos selecionados para os pitchings abertos e participantes do Programa Conexão Cultura.

 

 

Serviço

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – 50ª edição

Quando: 15 a 24 de setembro de 2017

http://www.festivaldebrasilia.com.br/

 

Ambiente de Mercado

Quando: 20 a 22 de setembro de 2017

Onde: Centro Cultural do Hotel Meliá

Entrada franca mediante inscrição no site do FBCB

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA


Máquina Cohn & Wolfe

Escritório (61) 3701-2921

Plantão Máquina (61) 9 9110-0706

Catarina Boechat (61) 9 9333-2148

Camila Fernandes (61) 9 8112-2757

 

Um Nome Produção e Comunicação

Escritório (61) 3244-4696

Guilherme Tavares (61) 9 9218-5001

Gabriela de Almeida (61) 9 8175-6772

Amanda Bittar (61) 9 9553-0353


Fale conosco

Ente em contato com o festival.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?