50º Festival de Brasília divulga vencedores do Ambiente de Mercado

Estimativa de negociações iniciais de licenciamento e coprodução das produções ultrapassa os R$ 2,5 milhões

 

Por meio da inédita iniciativa ‘Ambiente de Mercado’, o 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro anunciou nesta sexta-feira (22) os vencedores dos “Pitchings Abertos”, com produções do Distrito Federal, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Os filmes receberão prêmios de intercâmbio em eventos nacionais e internacionais de mercado para aprimorar e ampliar oportunidades de negócios.

O Prêmio Missão Ventana Sur foi para o longa-metragem “O Homem Cordial” (DF), com a direção de Iberê Carvalho e produção de Maíra Carvalho. Com o mesmo filme, a dupla também se sagrou vencedora do Prêmio Canal Curta!. Ainda para o Distrito Federal, o Melhor Projeto regional da Missão DF no RioContentMarket (com apoio do Sebrae) foi o longa “Saçurá”, dirigido por Santiago Dellape e produzido por Larissa Rolim.

A série de TV “Max & Beth” (SP), com direção de Gustavo Vinagre e produção de Max Eluard, recebeu o Prêmio RioContent Market. Com o longa “Florência Diante de Deus” (PR), a diretora Juliana Sanson e a produtora Francielly Camilo levaram o Prêmio Cinebrasil TV. Já o Prêmio  Prêmio c/as4atro / Mari Brasil – coletivo de executivas saiu para o documentário “La Manuela” (RJ), dirigida por Clara Linhart e produzida por Chaiana Furtado.

Durante o evento do anúncio, realizado no Centro Cultural Brasil 21, as equipes dos filmes agradeceram a oportunidade oferecida pelo 50º Festival de Brasília e caracterizaram a iniciativa como “fundamental” para suas produções. O secretário de Cultura do DF, Guilherme Reis, ressaltou a importância do Ambiente de Mercado para consolidar o audiovisual do país: “Quero agradecer ao trabalho de toda a equipe, a iniciativa teve grande adesão do público e já inspira outros estados”.

A parceria com a VentanaSur (Argentina) oferece aos vencedores da categoria credencial para a próxima edição do evento e participação em atividades formativas e de pitching em escala internacional. Em parceria com a BRAVI (Associação Brasil Audiovisual Independente), o grupo participará do Rio Content Market 2018.

Seleção de ‘Pitchings’

Os realizadores dos filmes que concorreram aos prêmios tiveram a oportunidade de fazer uma defesa oral e receberam da banca de jurados proposições de melhorias. O resultado do Ambiente de Mercado superou as expectativas na criação de oportunidades comerciais, tendo negociações de licenciamento e coprodução num valor inicial estimado de mais de R$2,5 milhões entre canais de TV, distribuidoras e empresas produtoras de conteúdo.

A banca julgadora do Pitching foi formada pelos seguintes integrantes: André Saddy (Canal Brasil); Bárbara Sturm (Elo Company); Cristina Barreto (RioContentMarket); Júlio Worcman (Canal Curta!); Maria Nuñez (Ventana Sur); Maria Rita Nepomuceno (CINEBRASiLTV); Mariana Brasil (consultora); Rafael Sampaio (BRLab) e Renée Castelo Branco (GloboNews).

O Sebrae é parceiro fundamental do 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro na iniciativa, no intuito de promover oportunidades de negócios e aprimoramento profissional aos premiados, focado em projetos do DF para participação nos eventos citados.

 

Patrocínio

A 50ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro conta com os seguintes patrocinadores: NET, Claro, Petrobras, BRB, BNDES e Sabin.

 

Serviço

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – 50ª edição

Quando: 15 a 24 de setembro de 2017

Programação completa: http://www.festivaldebrasilia.com.br/

Fotos: https://www.flickr.com/photos/152011896@N03/albums

Fale conosco

Ente em contato com o festival.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?