1ª master class do Festival de Brasília é inaugurada com Anna Muylaert

Consagrada roteirista brasileira apresentou seu processo cinematográfico e elogiou a inclusão das mulheres em atividades de destaque do Festival

 

Anna Muylaert é diretora, roteirista e autora de sucessos como “Que horas ela volta?” e “Durval discos”. Em 2009, foi consagrada com sete candangos do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro com o longa-metragem “É proibido fumar”. A paulista foi convidada para master class, realizada neste domingo (17), dentro da programação da 50ª edição do Festival. Temas como o processo cinematográfico e métodos desenvolvidos por Anna foram abordados, além das questões da mulher no mercado.

 

A aula, mediada pelo coordenador de atividades formativas, João Paulo Procópio, contou com a participação do Secretário de Cultura do Distrito Federal, Guilherme Reis. “Em Brasília buscamos frear as tentativas que enfraquecem a cultura e estamos conseguindo afirmar um espaço em meio ao caos brasileiro”, comentou. O secretário ainda elogiou o fato de todas as master class do Festival serem com mulheres.

 

Conforme abordado, as mudanças do país e os roteiros desenvolvidos por Anna são intrinsecamente interligados. Segundo ela, estratificação social, racismo e a questão da mulher foram incluídos na pauta brasileira há uma década e dificilmente cairão no esquecimento. Quando questionada sobre a importância da mulher no mercado audiovisual, ela afirmou que este é um momento histórico: “Demorou 50 anos, mas chegou o dia de ter uma mulher dando uma master class aqui. É um bom começo”.

 

O próximo filme de Anna Muylaert vai tratar as questões de gênero e o machismo, explicado pela diretora como um sistema de valores praticado por homens e mulheres e que precisa ser desligado. “Nós, mulheres, estamos em um esforço de mostrar para os homens que essas atitudes não estão legais e precisam acabar”, finalizou. A máster class foi amplamente acompanhada por roteiristas de todo o país que participam do 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Fale conosco

Ente em contato com o festival.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?